Sign in Fechar
Create an Account
Carrinho Fechar

As Pranchas

É isso meus amigos, estamos juntos aqui de novo. Acho que pessoas como nós não se contentam em receber apenas a superfície das informações, posso falar por mim e até por um punhado de outras pessoas, somos curiosos e gostamos de saber mais, muitos acham isso um saco e até nos chamam de chatos… Mas o que podemos fazer se sabemos que é preciso estar consciente para fazer boas escolhas? Obviamente não tem outro jeito, a não ser esgotar as perguntas até que as respostas apareçam, certo?!

Minha identificação com esse sentimento e a empatia que sinto por todos aqueles que, assim como eu, procuram estar bem informados, me motivou a iniciar esse texto e explicar, tanto quanto possível, aquelas perguntas sobre os tipos materiais e forma de produção, que eu mesmo faria antes de comprar uma dessas pranchas. Espero que as minhas respostas satisfaçam as suas perguntas, mas caso sobrem dúvidas, não hesite em perguntar. 

O Leme

Antes de começarmos com a autópsia das pranchas, preciso falar sobre porquê fazê-las como são. No início a ideia sempre foi criar produtos sustentáveis, produzir algo sem assumir a responsabilidade com o meio ambiente, seria simplesmente impossível para nós. Então, a escolha dos produtos a serem fabricados, os materiais empregados na produção, a forma que adotamos para produzir e até mesmo o design das pranchas, refletem esse princípio. Dito isso, vamos aos materiais:

A Madeira

Quem conheceu um pouco da nossa história na página A Baleiasabe que madeira é a nossa matéria fundamental, temos uma ligação pessoal com essa matéria-prima, mas também a reconhecemos como o produto mais sustentável de todos, isso porque podemos plantar e reutilizar-la incontáveis vezes, mesmo em situações que pensamos não haver mais jeito. 

Elas são lindas, são orgânicas, possuem inúmeras formas e cores, e cada padrão jamais irá se repetir duas vezes, como em uma impressão digital. Para confeccionar as nossas pranchas utilizamos os seguintes tipos de madeira:

Compensado naval: Como o próprio nome já diz, são muito utilizados na construção naval, são resistentes à água e fabricadas com folhas de madeiras cruzadas, o que garante mais resistência à sua estrutura. Os compensados que utilizamos nas nossas pranchas são 100% de origem reflorestada.

Madeira de demolição ou descarte: Dentro da cidade a construção e a demolição não param, os olhos atentos podem encontrar verdadeiros tesouros jogados na rua e no entulho de reformas de casas ou de estruturas públicas. É uma loucura pensar que madeiras que passaram vários anos compondo e estruturando lugares, casas, móveis ou embarcações, possam ganhar uma nova história como uma de nossas pranchas. Temos um bom estoque dessas preciosidades resgatadas das ruas de Manaus.

Manejo florestal: O controle de extração em áreas de manejo florestal é a forma mais sustentável de se obter madeiras de excelentíssima qualidade, sem causar impacto negativo à floresta. No entanto, a vasta disponibilidade de madeiras-de-demolição e compensados navais, costuma suprir toda a necessidade da nossa produção, dessa forma, só utilizamos esse recurso em projetos específicos.

Balance board

Normalmente utilizamos dois tipos diferentes de madeiras em cada uma de nossas pranchas. A principal é a do próprio shape, que pode ser confeccionado em compensado naval ou em madeira maciça. O segundo tipo de madeira é a que utilizamos nas travas de contenção do rolo, que são fixadas na parte de baixo da prancha, essas travas são feitas sempre em madeira maciça de alta densidade. 

As travas merecem uma observação importante, elas foram projetadas em uma madeira mais densa para que possam resistir mais ao uso contínuo, pois são elas que sofrem a maioria dos impactos e, consequentemente, são as partes que sofrem maior desgaste ao longo do tempo, porém, nós sempre queremos prolongar a vida útil dos nossos produtos, por essa razão, a projetamos para serem facilmente removíveis, de modo que, ao sofrerem desgaste, possam ser rapidamente substituídas.  Esse é um serviço que planejamos oferecer a todos os nossos clientes.

O Rolinho

Quando começamos o processo de pesquisa para eleger os materiais utilizados na confecção dos rolinhos,  tínhamos em mente que, além de materiais ambientalmente sustentáveis, precisaríamos que fossem resistentes ao uso extremo, dessa forma, chegamos a uma solução acessível e incrivelmente eficiente, digna dos tão elevados padrões Moby de qualidade. 

Tubo geomecânico: Após muitas pesquisas e experimentações de materiais diferentes, finalmente chegamos a algo que nos agradou em termos de peso, resistência, manutenção, custo e disponibilidade, que é o tubo geomecânico. Esse tubo foi desenvolvido para resistir a choques, variações de pressão e até pequenos terremotos, enquanto compõe redes hídricas em baixo da terra.

Reforço de madeira: Um ditado popular diz: “seguro, morreu de velho. Sim, os tubos são resistentes, mas pra garantir, adicionamos reforços de compensado naval, tornando-os praticamente indestrutíveis a todo tipo de manobras que você resolva fazer.

Borracha expandida ecológica: Cada rolinho é envolvido por uma borracha expandida, feita de resíduos da indústria. Essa borracha, diferente do EVA, é altamente resistente ao uso contínuo e pode ser reciclada inúmeras vezes. Sua função é tornar a velocidade de uso da prancha mais confortável, além de distribuir o impacto de manobras e exercícios sobre a estrutura do rolinho.

Assim como as pranchas, os rolinhos também estão inclusos no nosso projeto de prolongamento da vida-útil, dessa forma, estamos prontos para fazer toda a manutenção e deixá-los novos, quando a hora chegar.

logo-moby

A Pintura

Tinta automotiva: A busca obsessiva pelo melhor resultado, nos trouxe a pintura automotiva. Sim, parece um exagero, mas decidimos que faríamos o melhor que estivesse a nosso alcance, para aqueles, que assim como nós, se negam a ter menos que uma qualidade premium. Além da impressionante  variedade de cores, as tintas automotivas são muito mais resistentes a ações do tempo. 

Verniz P.U. náutico: Seguindo a lógica da tinta, com o verniz não poderia ser diferente, é ele quem protege a madeira e a pintura de todas as intempéries, então decidimos utilizar o mesmo que se usa em lanchas, veleiros e iates. Escolher o melhor é sempre a escolha certa.

A Alça

Sabíamos que você iria querer aproveitar o máximo da sua prancha e utilizá-la onde lhe desse vontade, então fizemos uma alça simples e muito eficiente, para que você conseguisse levar sua Moby para qualquer lugar com o maior conforto possível. As alças envolvem a prancha, o rolinho e um eventual tapete. São feitas em tiras de nylon, reforçadas com rebites de latão  e travas de engate rápido. 

A Mão do Artesão

Acreditamos que a mão do artesão tem o poder de incorporar vida e personalidade aos objetos. Por essa razão, todas as nossas pranchas são feitas, uma a uma, esculpidas e finalizadas manualmente.

Scroll To Top