Sign in Fechar
Create an Account
Carrinho Fechar

TREINOS E EXERCÍCIOS

Uma coisa que sempre ouvi de alguns atletas de esportes como skate, surf, ciclismo e outros, é que sempre podemos melhorar o nosso equilíbrio. Como amador de algumas modalidades também posso garantir que isso é real, inclusive para atividades ‘’cotidianas’’, como uma trilha na floresta, a remada no Tarumã ou até aquela subida nas encostas da praia.

Trabalhar posições em uma prancha balance nos prepara para todo tipo de desafios e atividades que exigem equilíbrio, seja você um atleta que queira simular ou destravar manobras ou alguém que só queira ter maior domínio do seu equilíbrio e aumentar a força de grupos musculares mais internos.

Trabalhar  nossa força, foco, concentração e equilíbrio parece uma grande idéia, mas fazer tudo isso de forma prática, divertida e em grande estilo… É muito melhor.

E é por isso que preparamos algumas posições e exercícios para você praticar com sua prancha. São posições básicas, algumas já conhecidas de esportes de pranchas, que indicamos tanto aqueles que estão começando agora, quanto aos que já estão mais avançados. 

Divirta-se =) 

BASE INICIAL

Essa é a primeira posição que devemos aprender e será a nossa base para evoluir em exercícios mais complexos. Você pode usar uma cadeira ou a ajuda de um amigo para começar.

Assim que você estiver seguro para manter-se em pé sem apoio, pratique o balanço lateral e adicione desafios de tempo sem encostar no chão, comece com 1 minuto e vá evoluindo.

DE FRENTE PARA TRÁS

Comece na posição anterior, em seguida vire os pés na mesma direção e tente manter o equilíbrio. Aqui você deve treinar movimentos de frente para trás, alternando a posição dos pés, primeiro com o pé direito atrás e o esquerdo na frente, depois o oposto. No início pratique apenas os movimentos para frente e para trás, depois adicione o revezamento de pés a cada minuto, em seguida faça isso também dobrando os joelhos.

MERGULHO DE JOELHO

Esse exercício é muito especial para todos os surfistas, pois com uma pequena variação, ele simula o surf dentro do tubo em uma onda.

Antes de executar esse exercício, você precisa ter dominado a posição anterior. Aqui exigirá muito do core e dos joelhos, fique na posição de frente para trás e utilize os braços para contrabalançar, flexione a perna de trás até que o joelho encoste na prancha. Tente manter o máximo de tempo possível, depois alterne a base com a outra perna.

CAMINHANDO NA PRANCHA

A caminhada na prancha e parada no bico é uma manobra conhecida como Hang ten. Primeiro você deve ficar na posição de frente para trás, firmar um dos pés imediatamente acima do rolo, compensando o equilíbrio com o tronco e os braços ao movimentar o outro pé em passos curtos e pare no bico. Você pode variar fazendo também a caminhada para trás.

HANG TEN + AGACHAMENTO

Essa é apenas uma variação do exercício anterior. Com os pés travados na posição do bico, faça o agachamento sem que a prancha encoste no chão, adicione desafios de tempo para avaliar a evolução. Uma forma mais fácil de trabalhar os agachamentos é fazê-lo na posição base inicial.

PÉ PARA FORA

Você precisará ter dominado o mergulho de joelho para executar esse exercício. Fique na posição de frente para trás e inicie o mergulho, apoie a mão na parte de trás da prancha ao mesmo tempo que posiciona o pé para fora dela. Uma variação desse exercício pode ser feita encostando a mão na ponta do pé que está para fora.

BASE SURF

Essa base nos aproxima do movimento real de surf e skate e nos ajuda a entender a oscilação lateral presente na maioria dos esportes de prancha. 

Você deve começar com a base padrão e fazer um giro de 90°, para isso é preciso girar o tronco ao mesmo tempo que desliza a prancha sobre o rolo. Comece com giros de ângulos menores e vá aumentando. Se necessário, faça uso de um apoio até ganhar segurança.

Scroll To Top